MILA 18

De Leon Uris.

Houve tempos em que alguns livros se liam às escondidas e só chegavam às mãos de quem os lia pelas mãos amigas de outros rebeldes, em partilhas consabidamente carregadas de riscos. Talvez esse desvio desse um sabor maior ao que se lia – durante muito tempo, desconfiei que assim pudesse ser ...até que um dia de Dezembro me foi estendido um embrulho. Pela forma, era fácil adivinhar que era um objecto folheado. Nesse dia, recebi um dos livros de que tinha ouvido falar tantas vezes e dei por chegada a minha hora de descoberta. Obrigado, mãe.

Como tu me deste a oportunidade de descobri-lo, assim eu o dou a conhecer, porque vale efectivamente a pena - deixem-se levar pelo grito de quem teve medo e lutou pela sobrevivência num bairro de Varsóvia, gueto judeu, palco do extermínio ensaiado. Um livro de referência.

Nota final: entretanto, comprei o Uprising, só porque a sinopse dele me recordou imediatamente este livro. Prometo um apontamento para breve em luzductu.blogspot.com.

Nenhum comentário: