SONHOS TROPICAIS

De Moacyr Scliar, escritor brasileiro.

Scliar, o autor: Médico – desde 1963. Especialista em saúde pública, onde começou a trabalhar em 1969. Frequentou em 1970 um curso de pós-graduação em medicina em Israel e tornou-se doutor em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública. Actualmente é professor de Medicina Preventiva da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. E escreve – daquela forma e com histórias que nos prendem.

Oswaldo Cruz, a personagem. Médico, formado na Europa, passa pelo Instituto Pasteur, conhece Lombroso e outras figuras de referência. De volta ao Rio de Janeiro, enceta o combate à febre amarela e as suas iniciativas dão causa à Revolta da Vacina, levantamento popular de oposição à primeira campanha de vacinação obrigatória - pois claro, que desfaçatez, a de querer espetar agulhas nas gentes, revelando-lhes as carnes!!? Por sua causa, dão-se aliás muitos outros episódios “reaccionários” (e cómicos aos olhos do leitor de hoje). Então figura do governo, sofre os revés da falta de diplomacia. Depois da política maior, dedica-se a um Instituto que funda.

Retrato histórico, bem temperado pela ficção.

Fica a vontade de descobrir a restante obra, na qual cabe “Max e os Felinos”, que Yann Martel (autor de “The life of Pi”) admite ter lido, mas não plagiado (!).

Soube agora que “Sonhos Tropicais” foi entretanto adaptado ao cinema – será que o filme faz jus ao livro?..

Nenhum comentário: